Novo relatório: Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil

O Observatório Social para a Inteligência Artificial & Dados Digitais (OSIADD) lança no dia 24 de abril o segundo relatório: “Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas: usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil”.

Fruto da colaboração entre investigadores do NUPEPA/ImaRgens (Brasil) e do ICNOVA/LAPS (Portugal), o documento explora como profissionais e investigadores da área do audiovisual têm incorporado ferramentas de IA nas suas práticas, refletindo sobre perceções, usos e impactos no campo das Ciências Sociais e Humanas.

Com autoria de Allan Herison Ferreira, Ana Carolina Trevisan, Ana Marta M. Flores e Daniela Pinheiro, e coordenação científica de Paulo Nuno Vicente, a publicação integra os esforços do projeto financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), no âmbito do projeto UIDB/05021/2020.

A investigação reúne experiências concretas de utilização de IA no Brasil, promovendo um olhar crítico e colaborativo sobre os desafios e possibilidades que emergem na interseção entre tecnologia, criação e pensamento social.

Sobre o lançamento
24 de abril | 15h (PT) / 11h (BR)
Evento híbrido (Zoom e presencial)
Zoom:  https://tinyurl.com/2relatorio-ia
Universidade NOVA de Lisboa
Av. de Berna, 26C | Sala D106
Edifício D, Piso 1 | Lisboa

Programação
15h | Apresentação do estudo
“Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas – usos, reflexões e impacto na interseção com o audiovisual no Brasil”

15h30 | Debate com relatores do campo
Aline Fátima (USP)
Álvaro Augusto Comin (USP)
Breno Augusto Sales (IFPA/UFPA)
Clara Gomes (ICNOVA/NOVA FCSH)
Marcelo Alves Lima (UFRJ)
Rubén Ramos Antón (UCLM)

16h20 | Sessão de perguntas e respostas

16h50 | Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *